Como poderia ser a Avenida Ipiranga em Porto Alegre

Como seria bom se houvesse vontade politica de transformar um riacho ( arroio do Diluvio ) sujo e poluído, em um parque linear. A Avenida Ipiranga estabelece uma integração notável entre diversos bairros de Porto Alegre e vem concretizando-se como um corredor de serviços e comércio, crescendo de forma fragmentada e irregular, sofrendo uma acentuada transformação urbana desde a implantação dos planos diretores.

Cláudio Frankenberg, coordenador acadêmico da Faculdade de Engenharia e diretor do Instituto de Meio Ambiente da PUC-RS, explica que o Dilúvio recebe as águas de diversos pequenos córregos que a cidade foi soterrando para construir novas vias, novos bairros. Sua sub-bacia é responsável pelo escoamento de água em uma área de cerca de 83km2 – mais de oito mil campos de futebol – na qual vivem aproximadamente 446 mil pessoas, na capital e em Viamão. O que poucos sabem também é que o riacho não foi projetado para ser um grande recebedor de esgoto cloacal. Segundo o Departamento de Esgotos Pluviais de Porto Alegre (DEP), o arroio carrega este tipo de detritos de apenas três bairros de Porto Alegre até o Guaíba. Contudo, o mesmo problema de ligações irregulares de esgoto cloacal encontrado na nascente ocorre por toda a parte, nestes pequenos arroios que vão desembocar no Dilúvio, além de ocorrer diretamente no próprio.”O arroio Dilúvio é um espelho de como a cidade cuida de si”. 

Jardins filtrantes, um novo conceito de saneamento  pode ser uma ótima alternativa para despoluirmos o arroio e embelezar  a nossa cidade . A fito filtragem é uma técnica eficaz das águas cinza, aquelas já utilizadas nas pias, chuveiros e tanques são empregadas para dar descarga no vaso sanitário, para lavar calçadas e carros e para o resfriamento de ar condicionado , são despoluídas através da instalação dos jardins filtrantes, onde as plantas são o principal agente de tratamento de poluição.

Os jardins filtrantes são desenvolvidos pelo engenheiro francês Thyerry Jacquet, da Phytorestore, que desenvolveu vários projetos na China, França e até mesmo no Brasil, nas cidades de Curitiba e em Campinas. Muitos destes projetos foram premiados em concursos internacionais. Esta reutilização garante uma economia de 50% no volume total de água limpa e o sistema de esgoto passa a receber apenas metade da quantidade tradicional. Além da economia de água, há o embelezamento das cidades, de uma forma perfeitamente ecológica

O poder publico é responsável pelo planejamento integrado que favoreça o desenvolvimento urbano, mas ao mesmo tempo que tenha a preocupação com um futuro sustentável.

Um comentário sobre “Como poderia ser a Avenida Ipiranga em Porto Alegre

  1. Rita Maria Silvia Carnevale

    Se não existe vontade política, existe vontade dos moradores de POA, mais próximos do Arroio? Existe vontade de Empresas que acreditam na qualidade de vida em POA e conhecem tecnologias e e ferramentas para concretizar o que foi mostrado.
    É um jargão que começou a circular, que vou tomar a carona. Todo poder emana do povo, logo nos povo temos poder para fazer acontecer. Basta estarmosjuntos e disponibilizarmos nossas competências individsuaise empresariais.
    Vamos?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário